sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS


     Presépio, na língua portuguesa, designa o local onde se recolhe o gado ou o estábulo, O presépio é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus numa gruta de Belém, na companhia de São José e de Maria. Conta a Bíblia que, depois de muito tempo à procura de um lugar para albergar o casal, que se encontrava em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, São José e a Virgem Maria tiveram que pernoitar numa gruta ou cabana nas imediações de Belém.      

     De acordo com a mesma fonte, Jesus nasceu numa manjedoura destinada a animais (no presépio, uma vaca e um burro) e foi reconhecido, no momento do nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, e, uns dois anos mais tarde, não na manjedoura, mas na casa de Jesus, por reis magos vindos do oriente, guiados por uma estrela, que teriam oferecido ouro, incenso e mirra à criança.

     Segundo a história, estes acontecimentos ocorreram no tempo do Rei Herodes, que teria mandado matar todas as crianças por medo de perder o seu trono para o futuro rei dos judeus.


     A professora Raquel Silva cedeu a sua coleção de presépios para a exposição intitulada "Presépios de Natal".  A esta exposição juntou-se também o Clube de Património com os seus presépios de Lapinhas.

 



 

 


 

 

 

 

 

 

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

“Ler a Brincar… Brincar a Ler!”



     Contar histórias é uma necessidade do ser pessoa… uns contam, uns escrevem, outros ilustram, outros dramatizam, outros criam melodias! Neste contexto surge esta atividade de escola, na qual os alunos vão encontrar as histórias ora em forma de livro, ora em forma oral e visual.

  Neste contexto a escola D. Paulo José Tavares realizou mais uma feira do livro que contou com a visita de todas as turmas desta escola e de um momento de Hora do Conto, onde os alunos contataram com contadores, autores, atores e curiosos da Literatura Infantil. Depois da visita à Hora do Conto as turmas realizaram  trabalhos para expor nos corredores e/ou no jornal escolar. Houve ainda uma interligação com o Dia do Pijama e por fim na 5.ª feira dia 20/11, todas as turmas desenharam, pintaram e escreveram um resumo da História “O menino que não sabia brincar” no mural destinado a esse efeito.