quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Pão por Deus

Esteve patente na Biblioteca da Escola uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos das turmas do 7º ano e do 8º ano, no âmbito da disciplina de  Educação Moral Religiosa e Católica..

Pão por Deus
Celebrar o dia de “Todos os Santos”


 
     Em Portugal, no dia de “Todos os Santos”, de manhã bem cedinho, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o “Pão por Deus”.
     Passeiam assim por todas as localidades e ao fim da manhã voltam com as suas saquinhas de pano cheias de doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, milho cozido ou em maçaroca, e às vezes, até dinheiro.
     Antigamente todas as pessoas iam pedir o “Pão por Deus” porque havia muita pobreza e havia mesmo necessidade de pedir.
     Hoje só pedem as crianças para não perder a tradição.


Pão por Deus                                                Pão por Deus,
Pão por Deus                                                Fiel de Deus,
Saco cheio                                                    Bolinho no saco  
Vamos com Deus                                          Andai com Deus                                            
     
    
     Na manhã do dia 1 de Novembro, estas são algumas das cantilenas que mais se costuma ouvir em várias localidades onde a tradição do “Pão por Deus” tem passado de geração em geração.
     Na nossa escola, os alunos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica também quiseram comemorar o dia do “Pão por Deus”. Todos os alunos do Terceiro Ciclo, realizaram trabalhos alusivos à comemoração do dia do “Pão por Deus” seus usos, costumes e suas tradições. Nos dias três e quatro de novembro fizemos uma exposição na biblioteca da escola com todos os trabalhos realizados pelos alunos, com os elementos tradicionais do 
 
“Pão por Deus” e os frutos característicos do Outono. Não faltaram as castanhas, o milho, o pão de milho, as guloseimas, a abóbora, o Pão de Deus, as tangerinas, as laranjas, e os corações negros.        
     Houve partilha de guloseimas, interiorização de conhecimentos e momentos de boa disposição.




Sem comentários:

Enviar um comentário